O que é Coaching e como pode me ajudar?

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, fundamentado em bases teóricas consistentes validadas cientificamente, suportado por ferramentas e metodologia. Trata-se de uma relação de parceria entre o Coach (profissional especializado) e o Coachee (a pessoa interessada em se desenvolver), onde o Coach faz o papel daquele que instiga o Coachee a refletir e encontrar as respostas que necessita para evoluir em suas aspirações, sejam elas em quais áreas forem.

Posts

Bem vindo (a)! A idéia é que você leia o que procura, busque nos marcadores o tema de seu interesse.

03 abril, 2009

Metas – são elas que nos impulsionam

Monique Edelstein

Adler postulou um princípio de dinamismo - que cada pessoa está direcionada ao futuro e que se move em direção a uma meta. Uma vez que a meta é estabelecida, o aparelho psíquico molda-se em direção à obtenção desta meta. As metas de vida são escolhidas e são, portanto, sujeitas à mudança; tais mudanças requerem a modificação das memórias, sonhos e percepções para encaixar-se à realização desta meta.
Você já se perguntou por que justo agora que você estava no ponto para algo, a oportunidade virou para o outro lado? Ou ainda, “Poxa, mas isso era tão bacana há 5 anos atrás e eu batalhei tanto para chegar aqui, mas agora não tem a menor graça!”. Mais, “Ah não! Agora que eu cheguei até aqui vou até o fim, mesmo que esteja tudo destruído!”
É como se tivéssemos instalado um programa que nos obriga a ir até o final que nos propusemos, não importa se no meio do caminho eu vislumbrei por oportunidade melhor, eu tenho que terminar o que me propus. Mesmo que uma vez terminado eu tenha que jogar tudo fora e começar outra trilha.
Vivemos tempos de mudanças, onde tudo muda repentinamente, sem aviso prévio, onde o mundo não tem mais fronteiras e não importa onde tenha começado uma onda, ela vai atingir a todos. Como uma pedra que é jogada em um lago e uma onda se expande igualmente em todas as direções.
Se metas são escolhas, estão sujeitas a revisão e adaptação que podem ser sim controladas por nós mesmos. Há algumas variáveis que devemos nos atentar e respeitar a ecologia destas escolhas, mas elas, as escolhas, são sempre nossas.
No momento em que eu faço uma nova escolha, preciso reiniciar meu sistema e buscar recursos internos inicialmente para depois definir os recursos externos necessários.
Os sonhos da criança que fomos um dia ganharam corpo e estrutura que precisam de nossas competências de adultos para ser realizados. A base pode ter sido construída na infância, mas a meta foi se desenhando durante nosso desenvolvimento.
Cada nova etapa de desenvolvimento nos avisa que é preciso realinhar a bússola, ajustar o GPS e buscar novos indicadores para esta nova trilha. Adequar nossas metas e sonhos ao indivíduo novo que nos tornamos a cada experiência, a cada conquista, a cada novo dia.
Se eu cresci, alguns dos meus sonhos também cresceram; outros já nasceram grandes.
É preciso coragem e diligencia para se trilhar um caminho na direção de um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário