O que é Coaching e como pode me ajudar?

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, fundamentado em bases teóricas consistentes validadas cientificamente, suportado por ferramentas e metodologia. Trata-se de uma relação de parceria entre o Coach (profissional especializado) e o Coachee (a pessoa interessada em se desenvolver), onde o Coach faz o papel daquele que instiga o Coachee a refletir e encontrar as respostas que necessita para evoluir em suas aspirações, sejam elas em quais áreas forem.

Posts

Bem vindo (a)! A idéia é que você leia o que procura, busque nos marcadores o tema de seu interesse.

01 fevereiro, 2009

Ligado no 220 w sem disjuntor

Monique Edelstein

Ao ler este título você pensou em alguém que conhece?
É uma verdadeira montanha russa. Hora o sujeito tem muita energia, às vezes dispersa um pouco, mas realiza, demanda, delega, ajuda ou atrapalha, empolgante, inspirador, uma verdadeira máquina de fazer. É o primeiro a assumir novas tarefas, sempre acumulando projetos, fazendo de tudo um pouco, entende de tudo, resolve o problema de todo mundo, não desliga o celular, está sempre conectado. Para ele não tem hora, não tem fim de semana... nem para ele nem para sua equipe!
De repente, o transformador explode e então vem a ressaca. Começa a lamentação de que ninguém atende sua demanda, ninguém consegue fazer como ele, todos são tão demorados que ele tem que cobrar a toda hora pelos resultados que demoram a chegar.
A produção despenca, sua energia se transforma de ação em lamúrias. Isso quando não psicossomatiza, gerando afastamento por doença, stress sem controle.
O equilíbrio entre ação e descanso é um disjuntor, o respeito às diferenças individuais é outro, o autoconhecimento mais um, o respeito a si mesmo e seus limites outro.
Um líder com este perfil impede o livre andamento de sua equipe, o desenvolvimento destes profissionais, que não encontram espaço para atuar e acabam por se acomodar, descansando enquanto seu líder trabalha ou ainda desistindo de fazer parte desta equipe por não verem possibilidade de crescimento.
Ser um ou conviver com um “220 sem disjuntor” pode ser cansativo.
Se você se identificou com a descrição acima, observe a qualidade do relacionamento que você desenvolve com seus colegas no trabalho, com seus amigos, com sua família.
Quais as razões que o levam a estar sempre em busca de mais atribuições? Mesmo que inconscientemente, o que você busca alcançar?
Você está feliz e saudável com essa escolha? E suas próprias necessidades, em que lugar estão nas suas listas de tarefas?
O que você vem usando como disjuntor? Onde está buscando renovar suas energias?
Você pode atender às demandas, desde que sua vida esteja em equilíbrio, desde que isso não lhe traga um fardo, que seja por prazer de fazer. Não há nada que você não possa, apenas lembre-se de que para que continue fazendo, é preciso que esteja em condições emocionais e físicas para a ação.
Você está em condições emocionais e físicas para a ação? Pode ficar melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário