O que é Coaching e como pode me ajudar?

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, fundamentado em bases teóricas consistentes validadas cientificamente, suportado por ferramentas e metodologia. Trata-se de uma relação de parceria entre o Coach (profissional especializado) e o Coachee (a pessoa interessada em se desenvolver), onde o Coach faz o papel daquele que instiga o Coachee a refletir e encontrar as respostas que necessita para evoluir em suas aspirações, sejam elas em quais áreas forem.

Posts

Bem vindo (a)! A idéia é que você leia o que procura, busque nos marcadores o tema de seu interesse.

03 abril, 2009

Como administrar esse ruído?

Monique Edelstein

Seja você o líder ou o integrante de uma equipe pensa que sua equipe não vai chegar onde você quer, ou, ao ouvir a meta, sabe que não será alcançada.
Então estamos combinados, o líder finge que lidera e a equipe finge que é liderada!? É esse o cenário que observamos hoje na maioria das organizações?
Em alguma parte do caminho deixamos de lado a preocupação de nos fazer entender, e esquecemos que nem todo mundo pensa como nós, que existem pessoas com percepções e compreensões diferentes, e que a leitura que cada um faz é particular e impregnada de filtros que comprometem a compreensão imediata. Observa-se então que um dos primeiros passos de eliminação dos ruídos é a comunicação clara e transparente.
O líder que pretende de fato ter suas metas alcançadas deve buscar o entendimento absoluto da realidade de sua organização e é com suas equipes que ele obterá tal entendimento. Temos então outro passo que é a integração da liderança com as equipes, o envolvimento entre todos os participantes da Jornada.
Se há algum integrante desta equipe que pretende deliberadamente sabotar os planos, é de se imaginar que não há um alinhamento quanto aos propósitos e valores neste grupo. Mais uma vez encontramos outra prática, que é a de conhecer cada um dos meus gestores, estabelecer alinhamento não apenas quanto às metas, mas principalmente quanto aos valores praticados dentro desta organização. O mesmo pode se aplicar quando imaginamos que um adulto responsável deva ser coagido, forçado a fazer o seu melhor!!
Manter em sua equipe um gestor que crê que as decisões venham da liderança é estimular a acomodação, é aceitar que um profissional graduado apenas responda a um comando, que este profissional aceite que sua equipe aja desta mesma forma. Temos então, uma equipe acomodada, que não se mobilizará para o crescimento e desenvolvimento, nem seu nem do negócio. Um líder que aceita em suas equipes um profissional acomodado pagará a conta.
O artigo que mais falta hoje nas organizações é a comunicação. Não estou falando de emails, memorandos e atas de reunião, estou falando de comunicar uma idéia e esta ser compreendida por todos os envolvidos.
Reflita rapidamente quando foi a última vez que algo que você falou foi perfeitamente compreendido e o resultado foi exatamente aquele que você esperava.
Quantas vezes você tem ouvido: “Eu não compreendi desta forma.”
Quantas vezes você saiu de uma reunião se perguntando: “Do que se tratava?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário