O que é Coaching e como pode me ajudar?

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, fundamentado em bases teóricas consistentes validadas cientificamente, suportado por ferramentas e metodologia. Trata-se de uma relação de parceria entre o Coach (profissional especializado) e o Coachee (a pessoa interessada em se desenvolver), onde o Coach faz o papel daquele que instiga o Coachee a refletir e encontrar as respostas que necessita para evoluir em suas aspirações, sejam elas em quais áreas forem.

Posts

Bem vindo (a)! A idéia é que você leia o que procura, busque nos marcadores o tema de seu interesse.

09 setembro, 2009

Medo do novo?

Monique Edelstein

Você se lembra quando pela primeira vez visitou uma nova cidade? Você precisou de um tempo para saber onde era melhor fazer compras, qual o melhor caminho e opções de transporte para chegar lá, onde tinha o café mais gostoso. E mesmo que alguém do local sugerisse algo, você precisou achar o que você gostava. Com certeza acertou e errou, se surpreendeu, se decepcionou, enfim, experimentou diferentes sensações e sentimentos até que se sentisse seguro e confiante.
Essa sensação de não saber ao certo para que lado virar, se a decisão tomada foi a mais acertada. Como é o novo? Quem sabe pré-dizer como será? Quem sabe a resposta sobre o futuro???
A cada dia mais e mais pessoas falam da importância da mudança, até lojas fazem concursos onde a pergunta é: “A minha maior mudança foi”.
Nosso cérebro resiste, “Como assim você quer fazer diferente? Eu já estou acostumado com este caminho e este peptídeo me agrada muito, vou ativar o centro do medo e você vai voltar atrás!”
Se o nosso próprio cérebro resiste, quem dirá aqueles que estão ao nosso redor. Vale lembrar que ao provocarmos mudanças, forçamos as pessoas modificarem seus comportamentos para conosco.
Use o seu passado como aprendizado, não despreze o que você viveu até este momento. Não seria justo. Nosso passado fará sempre parte da construção de nosso presente, não há como separar-se do quem fui, é este “quem fui” quem constrói o “quem serei”.
Perceba o quanto saímos fortalecidos de cada um destes momentos. O questionamento é importante assim como o autoconhecimento, mas a autocompaixão também é. Todos nós temos limites que devem ser respeitados, quebrados, jogados fora, para isso precisamos saber quem somos e como lidar com a possibilidade de erro, do acerto, do neutro.
Isso não é ensaio, é a vida, acontecendo enquanto fazemos planos para ela, já cantava John Lennon.
Coragem e energia. Se cair levanta e desenvolve a musculatura. Ninguém disse que não podemos chorar também e nos lamentar, apenas estamos usando nossa energia em outra direção. Não desperdice muito tempo nesta etapa. Qual atitude me dará melhores resultados? Qual delas me levará onde quero ir?
Ouvi outro dia uma expressão que adorei: “Modo autopolêmico”, aquele no qual ficamos remoendo o que poderia ter sido e não foi. Abandone este modo e parta para outro.
Isso é viver, isso é ter valido a pena. Meia vida, vida na retaguarda é desperdício.
Você tem essa força, use-a em seu benefício, seja feliz, brigue pelos seus sonhos. Transforme cada um deles em realidade.
Um forte abraço, e conte sempre comigo na sua trilha.

Um comentário:

  1. Monique!
    Parabéns pelo excelente post! É mesmo muito difícil mudar. Tem que ter treinamento constante para notar nossas vitórias e usá-las como modelo para os próximos desafios!
    Difícil mesmo é começar a mudar...depois que colocou o pezinho, é só mergulhar e evoluir!
    Um beijo grande!
    Carol-nutri
    www.nutricaonavida.blogspot.com

    ResponderExcluir